SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



Curiosidades sobre o Queijo Provolone


Curiosidades sobre o Queijo Provolone

O queijo é conhecido mundialmente e é bem acompanhado ao vinho tinto. Sua origem italiana, veio de outro queijo que era usado como aperitivo: o queijo provola. Ganhou tamanho e começou a ser chamado de provolone, referendo a "grande provola". 

 

Em sua preparação o leite deve ser coado, pasteurizado e resfriado. Durante esse tempo ocorre a mistura de ingredientes como fermento lático, cloreto de cálcio e coalho líquido. A massa deve ficar em repouso e, depois, ser mexida devagar. Em seguida, ela é agitada novamente e aquecida em água quente. Então, os filamentos de queijo ficam firmes, prontos para o processo seguinte: a salmoura.

Na salmoura o queijo é salgado, e depois depositado em uma grande geladeira para seca lo durante 5 dias. Passado o tempo o queijo é levado para defumar, ele é pendurado em redes, e fica sob a fumaça durante 10 horas. Apos a fabricação leva 60 dias ate ser consumido. 

 

O queijo para ser comercializado, de seguir determinado padrão de qualidade, deve conter 50 % de umidade, e de até 1,7 % de sal. Rigorosamente o PH não deve passar de 5. Quando defumado cria uma casca marrom característica, que também é comestível.

 

O provolone pode ser servido com cebolas à milanesa, batatas fritas e até servido como aperitivo, como o salgadinho de provolone. A dica é degustá-lo acompanhado de um vinho que não cubra o gosto do provolone. 






Compartilhar: